Se é verdade que o abandono animal aumenta durante os meses de Verão, também é verdade que em qualquer outra estação ele não deixa de existir. As estimativas apontam para 10 mil cães abandonados por ano e as razões apresentadas pelas pessoas que o fazem são várias, entre elas as seguintes:
-tornou-se um animal muito grande;
-sou alérgico;
-não tenho dinheiro para ter este animal por mais tempo;
-faz muitas asneiras;
-larga muito pelo;
-vou mudar de casa e o meu senhorio não permite que tenha animais;
-vou trabalhar para o estrangeiro.
Uma vez que o abandono de animais, em Portugal, se tornou uma constante, a união zoofila em parceria com algumas personalidades famosas lançou a campanha "Não compre, adopte". O objectivo desta campanha é, como o nome indica levar as pessoas interssadas em adquirir animais de estimação a ter sempre como primeira escolha a adopção e só em ultíma opção a compra.
Para além desta campanha realizada existem muitas outras. Existem também muitas instituições que acolhem estes animais abandonados, que os trata e que os põe à disposição, para serem adoptados por alguém que os trate como eles realmente merecem. Para ajudar estas instituições não é necessário adoptar, existem muitas outras formas como por exemplo: doar comida para os animais, fazer voluntariado para ajudar nas necessidades básicas dos animais entre outras maneiras.
Seguem abaixo alguns links de instituições onde pode adoptar o seu animal, ou ajudar de uma outra forma, e lembre-se o primeiro passo para adoptar ou comprar um animais é possuir as condições e tempo necessário para o seu desenvolvimento.
(perto de ti) http://animaisbarcelos.blogspot.com/